quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Ensino de Ciências no Brasil






O ensino de ciências compromete a um exercício muito importante ao raciocínio, pois desperta no indivíduo o espírito da curiosidade, os questionamentos e o interesse de forma que promove o aumento do conhecimento científico. Por isso é tão importante introduzir a ciência no ensino fundamental e médio, assim pode haver a formação de indivíduos capacitados, motivados pela ciência desde cedo, pois o país precisa de cientistas. O Brasil sofre uma baixa produção científica, no que diz respeito às escolas da rede pública, com isso desqualifica o ensino, pois como conseqüência para essa baixa produção, os professores também são afetados, não havendo motivação nem interesse por parte dos mesmos. É muito importante aproximar professores da área de ciências do ensino fundamental e médio da produção científica das universidades, pois isso permite que o professor tenha capacitação. O perfil do professor que não têm acesso às universidades é extremamente limitado, sua forma de ensinar é deficiente e ele apenas tenta ensinar ciências. Com isso quem sofre as maiores conseqüências é o público estudantil das escolas públicas, já que o ensino público continua não oferecendo educação de qualidade e o que se vê é que a ciência fica restrita ao ensino privado e uma pequena elite. Se continuar assim, se tem em vista uma grande desigualdade de forma que o conhecimento científico só será gerado pelo setor mais privilegiado.
Governos e prefeituras nada fazem pelo ensino de ciência na educação, principalmente pelo ensino fundamental e quando se vê algo ser feito, é geralmente para o ensino médio porque alguns professores se propõem a preparar os alunos para o vestibular.
A melhor maneira de popularizar a ciência é introduzi-la no currículo, mas com uma outra visão por parte dos professores. Estes devem querer se capacitar de forma que eles possam trabalhar com os alunos aspectos científicos. Por que não introduzir a metodologia cientifica como complemento para o aperfeiçoamento do aprendizado? Com certeza a resposta seria: Porque a grande maioria dos professores de ciências tem muito medo da própria ciência porque não foram formados. O conteúdo torna-se limitado somente ao que esse professor aprendeu. A capacitação é o caminho para se mostrar que ensinar ciências não é “bicho de sete cabeças”, é muito mais simples que se pensa. Apenas é preciso transmitir conhecimentos que fazem parte de nossa vida e que gera interesse no aluno uma vez que ele passa por experimentações. As reações não passam por despercebidas pelo professor, pois o aluno se entusiasma querendo praticar.Isso é o que realmente importa no processo educacional, poder estar numa aula prazerosa, mas está longe da realidade do ensino público, pois infelizmente esse trabalho de experiência só existe nas escolas privadas.




Muito embora não seja difícil fazer acontecer um ensino de qualidade, falta é a vontade do governo, pois o sistema não faz porque ainda não percebe a importância da ciência para causar impacto à qualidade educacional. Quantos países evoluídos deram um salto na educação por um dia achar que as escolas não são só importantes , são prioritárias. Esse pensamento faz uma grande diferença. Segundo pesquisas, países como Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica e Cuba, perceberam isso e têm os melhores indicadores educacionais da região. Mas aqui no Brasil a educação é só importante, apenas se cria situações aparentemente significativas, mas não causam impacto na melhoria do sistema educacional, como laboratórios de informática, laboratórios bem equipados para aulas práticas de ciência, criação de convênios com museus para provocar o interesse pelo conhecimento científico. É preciso que o governo invista grande porque os professores precisam de estratégias auto-sustentáveis e eficientes, pois pensar dessa forma é enxergar um sistema educacional elevado. É sempre melhor acreditar no investimento para a capacitação de professores porque não na há nada no sistema educacional mais importante para elevar a qualidade de ensino que o professor. Todo o resto tem importância, mas o professor tem prioridade.
Diante de tantos países em evolução, o Brasil ainda não percebe que pensar de tal maneira é um empecilho fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Se continuar assim, na prática, talvez nem haja mais produção científica para promover o acesso ao conhecimento científico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, que mostra uma realidade nada agradável do nosso País em relação ao desenvolvimento da educação!!!

Anônimo disse...

Será que essa falta de interesse do governo com a educação, em especial com o ensino de ciencia não é com a intenção de não forma indivídus que questione?


Sou caloura em de Biologia e gostei muito do seu post.