quarta-feira, 30 de julho de 2008

Teatro Educacional


O teatro na educação tem como papel trazer para sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento. Tanto faz o aluno estar como espectador ou figurante, o teatro se torna forte instrumento pedagógico, pois como método pode ser bastante eficaz para entender um determinado tema, além de fazê-lo refletir sobre uma questão moral através do impacto emocional que lhe é causado. Dessa forma, pode-se analisar os aspectos práticos, de sua utilização pelo orientador educacional.
A utilização do teatro pode e deve se constituir num instrumento de transformação da sociedade, independente de onde esta atividade teatral esteja sendo realizada.
Aprender é uma atividade útil e necessária, porém somente a diversão é absolutamente agradável. Se fosse possível então unir o ato de aprender ao ato de divertir, a sala de aula seria um local mais propenso para uma aprendizagem mais prazerosa.
Não cabe ao teatro pedagógico formar ator ou atrizes em sala de aula, pois para isso existem as escolas de teatro e oficinas. O que o educador deve buscar com tal método é a transformação do aprendizado dentro do educando inserindo-o no universo dramático levando-o a compreender o teatro como algo que provoque questionamentos e elimine dúvidas.
Uma vez que a atividade teatral está inserida no universo escolar e esta entusiasma a todos há de se perceber que tal instrumento passará a ser mais usado e questionado. Não é necessário que se busque a perfeição que o teatro amador ou profissional exercem, mas é importante ter a consciência de que o produto final que ambos, professor e aluno devem ter como objetivo é o que vai ser mostrado e não como vai ser mostrado.
Tendo como elemento norteador o cotidiano, pode se discutir através do teatro qualquer coisa. Pois, não é intenção apenas facilitar o aprendizado das disciplinas, mas abrir discussão acerca das questões mais inquietantes do ser humano. Assim o teatro contribui para a transformação de um novo mundo. Se as escolas públicas incorporassem a proposta do teatro como prática pedagógica para educação científica, contribuiria para o aperfeiçoamento dos professores no que diz respeito a metodologia de ensino. Os alunos se sentiriam importante se os colocassem como ferramentas importantes para a construção do conhecimento a partir dos processos didáticos. Assim, eles se sentiriam mais estimulados e participariam com mais freqüência às aulas de ciências. Alunos e professores estariam mais próximos no que diz respeito à construção do conhecimento científico

Nenhum comentário: