sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O poder dos óleos essenciais


A aromaterapia só foi reconhecida como tratamento em 1960, mas, desde os anos 20, já merecia estudos. Gotas de óleos essenciais, obtidos de vegetais, em sua maioria, e sempre diluidas, podem energizar ou acalmar. Você cheira e, em menos de um segundo, alguma coisa acontece no seu coração... É que os aromas dos óleos essenciais influenciam o centro de suas emoções, no cérebro. Captados pelo olfato, acionam ondas geradoras de calma ou energia.
Aqui uma pequena amostra de alguns óleos essenciais e seus benefícios



Alecrim - Rosmarinus oficinallis
Parte utilizada: folha

Efeitos terapêuticos: Anti-stress, combate o cansaço mental e perda de memória, anti-reumático e útil para qualquer espécie de dores musculares, antisséptico, energizante, renovador do ar.


Bergamota - Citrus aurantium v. bergamia
Parte utilizada: casca

Efeitos terapêuticos: Poderoso anti-depressivo. Um dos óleos mais indicados para o tratamento de doenças relacionadas com stress físico e e emocional. Estimula o apetite. Excelente para tratamento de cistite. Na pele, é um equilibrador, indicado para vitiligo, psoríase e herpes zoster.


Canela - Cinnamomum zeylanicum
Partes utilizadas: folhas e ramos (casca interna desidratada)

Efeitos terapêuticos: contra infecções, tosse, resfriado, reumatismo, debilidade geral e dores. Afrodisíaco. Não deve ser usada por crianças e durante a gravidez.


Cipreste - Cypressus sempervirens
Parte utilizada: ponta da folha

Efeitos terapêuticos: cicatrizante, anti-reumático. É ótimo para pele oleosa, combate a ansiedade. Revigora as energias no banho.


Cravo da Índia - Eugenia caryophyllata
Parte utilizada: botões desidratados ao sol

Efeitos terapêuticos: antifúngico, analgésico. Contra verrugas, micoses, bronquite, dor de dente e cansaço. Não deve ser usada por crianças e durante a gravidez.


Erva Cidreira (Lemongrass) - Cymbopogon citratus
Parte utilizada: folha

Efeitos terapêuticos: problemas digestivos, calmante, dores de cabeça e cólicas menstruais. Estimula o bom humor e otimismo.


Erva Doce - Foeniculum vulgare
Parte utilizada: sementes

Efeitos terapêuticos: De ação efetiva na área digestiva. Neutraliza os efeitos do consumo de álcool, útil para recuperação de alcoólatras. Livra o corpo de toxinas. Diurético. Auxilia nos tratamentos de obesidade e celulite. Promove o aumento do fluxo do leite materno.


Eucalipto - Eucaliptus globulus e Eucaliptus citridora
Parte utilizada: folha

Efeitos terapêuticos: utilizado em inalações para problemas pulmonares, respiratórios. Elimina germes, melhora o estado físico e reforça o ânimo. Bom também para dores musculares. Tônico geral para o corpo.


Gerânio - Pelargonium graveolens
Partes utilizadas: folha e flor

Efeitos terapêuticos: problema de fertilidade, anti-depressivo, cansaço nervoso, equilíbrio emocional, pele ressecada, anti-coagulante e regenerativo.


Hortelã - Mentha piperita
Parte utilizada: a erva inteira

Efeitos terapêuticos: essência de primeiros socorros, combate náuseas, indigestão, dores de cabeça, resfriados, febre, aftas. ótimo cicatrizante, vermífugo, depurativo, auxilia em casos de circulação deficiente, apatia e frigidez.


Ilang Ilang - Cananga odorata
Parte utilizada: flor

Efeitos terapêuticos - calmante, afrodisíaco, impotência, regulador cardíaco, combate a hipertensão, palpitações, menopausa, stress. Perfume natural para o corpo.


Laranja - Citrus aurantium v. amara
Parte utilizada: casca

Efeitos terapêuticos: tratamento da ansiedade, afrodisíaca, melhora a elasticidade da pele, desintoxicante, digestiva, laxante, auxilia a manter o equilíbrio mental.


Lavanda - Alfazema - Lavandula officinallis
Parte utilizada: flor

Efeitos terapêuticos - calmante, relaxante muscular, excelente contra insônia, perfume natural, excelente para pele pelas suas propriedades restauradoras e cicatrizantes. É útil em casos de picadas de insetos e queimaduras. A lavanda pode ser utilizada sem problemas por crianças.


Limão - Citrus limonum
Parte utilizada: casca

Efeitos terapêuticos: depurativo, anti-reumático, contra acne, obesidade, antibiótico, combate gripes, é bactericida e antisséptico. Um óleo de banho ideal para estimular os sentidos e revigorar a pele.


Salvia - Esclarea - Salvia sclarea
Parte utilizada: erva inteira Aumenta a auto-confiança, renova o ar, excelente para cuidados com a pele, forte desinfetante. Anti-convulsivo e balsâmico. Alivia a tensão muscular. Muito relaxante - por isso, aconselha-se a utilizaçãono período noturno.


Sândalo - Santalum album
Parte utilizada: madeira

Efeitos terapêuticos: combate a ansiedade, relaxa. É afrodisíaco, excelente para cuidados da pele, perfume natural. Também atua contra a bronquite, retenção de líquido. É tônico e expectorante.


Tangerina - Citrus reticulata
Parte utilizada: casca

Efeitos terapêuticos:clareza mental, problemas de pele, celulite. Atua no sistema linfático, combate a irritabilidade e o cansaço.


Tea Tree - Melaleuca alternifolia
Parte utilizada: erva inteira

Efeitos terapêuticos: fungicida, acne, frieiras, bolhas, aftas e queimaduras. Antibiótico natural, feridas profundas, coceiras, infecções de garganta. O Tea Tree é um poderoso anti-infeccioso.

2 comentários:

Alexandra disse...

Que maravilha tati, adoro isso. Adoro aromaterapia e se for feita junto com a cromoterapia fica ainda melhor o resultado. Bjo

Marcos Daniel disse...

Tati,

Bem vinda à blogosfera e parabéns pelo Blog...tá bem legal.

Tomei a liberdade de colocar o Científica na minha relação de blogs.

www.pessoagentehumana.blogspot.com

T+