sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Operação Cavalo de Tróia


Meu querido pai me deu esse livro de presente de aniversário quando completei 14 anos. Comecei a ler e não conseguia entender nada...! Logo depois descobrimos que ele , muito distraido, comprou o 4º volume . Eu não tinha como entender mesmo porque é um livro escrito por etapas, seqüência. Por fim, ele me deu o 1º volume e de algumas coisas que já li nessa vida, essa foi a história que mais me impressionou! Eu diria que é uma ficção crédula. A narrativa é impressionante e emocionante. Depois, aos 20 anos de idade, li novamente e é claro que a visão foi outra, mas a impressão foi a mesma, a emoção foi a mesma também.

Foi o melhor presente que ganhei, acreditem!

Que já leu esse fantástico livro, sabe do que estou falando.

Fica ai o resumo da obra para levantar a curiosidade para aqueles que ainda não conhecem.



Operação Cavalo de Tróia é uma ficção composta de oito livros escrita pelo autor J. J.Benítez que narra uma viagem em uma máquina do tempo criada pela NASA. A viagem é chamada de Operação Cavalo de Tróia e, num primeiro momento tem todas as características de uma operação militar.

Um major, de nome não revelado, e um piloto voltam no tempo até a época de Jesus Cristo e presenciam os fatos mais marcantes da Sua vida. Fornecem, também, dados da sociedade da época: costumes, leis (principalmente as leis do judaismo), crenças (judaicas e pagãs, geografia, ambiente, etc). O major, que durante a viagem adota o nome de Jasão, é escolhido para a operação pelo seu ceticismo e imparcialidade, mas quando encontra Jesus – o Mestre – é tocado profundamente por sua mensagem e a narrativa ganha um tom delicado e humano.
Na vida real, o autor, quando questionado a respeito de suas fontes de informação, esquiva-se com a frase que aparece no prefácio do primeiro livro: “Se eu contasse a verdade, ninguém acreditaria.”
Os detalhes da vida de Jesus, assim como as conversas onde Ele fala abertamente sobre sua origem divina e sobre o que é a sua missão na Terra, deixam claro que a Igreja Católica teria passado longe da mensagem original. A diferença entre os acontecimentos presenciados pelo Major e os narrados nos textos sagrados é enorme, mas compreensível. Segundo as próprias observações da personagem, os evangelistas nem sempre estavam presentes aos acontecimentos que narraram anos depois e, mesmo quando estiveram, sua formação cultural não permitia que compreendessem totalmente os acontecimentos.
Segundo esta obra, a mensagem de Jesus fala de um Deus-pai – sempre bom e generoso. Um Deus que não exige templos nem rituais. Algo que precisa ser vivenciado para ser compreendido, e que não pode ser comprovado, como desejavam os militares (e a ciência).

Nenhum comentário: